quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atrativos Túristicos de Santo Antnio do Pinhal

Atrativos de Santo Antonio do Pinhal


Área revitalizada que faz lembrar o passado de nossa cidade, prestando homenagem aos emancipadores de Santo Antônio do Pinhal.

Cachoeira do Cassununga

Um pouco mais afastada da cidade, em meio ao ar puro e o clima agradável da montanha, em uma clareira localizada a 15 km do centro, com belas quedas e uma piscina natural que se forma na última delas, encontra-se a Cachoeira do Cassununga, às margens da SP-50 do lado esquerdo da Rodovia, no sentido Sul de Minas - Campos do Jordão. Além de sua paisagem tranqüila e da natureza exuberante que convida a um passeio por uma pequena trilha que se forma em meio a mata, o local conta com estacionamento e quiosques para confraternizações, com churrasqueira e tudo mais.


Cachoeira do Funil

A margem da SP-50, no Bairro do Rio Preto 500 metros depois da cachoeira do Ranch Feliz, em meio a Mata natural, um fenômeno um rio de águas claras e abundante desaparece na terra, reaparecendo uns 50 metros depois.


Cachoeira do Lageado

Cercada por muito verde, ar puro e a tranqüilidade do interior, a Cachoeira do Lageado está localizada no bairro de mesmo nome (Lageado), e fica a 7 km do centro da cidade com acesso em boas condições por uma estrada de terra. É a cachoeira mais visitada pelos turistas, por oferecer aos visitantes infra estrutura básica para passar bem o dia, como banheiros, áreas para churrasco e piquenique e trilhas em meio a mata. Caso o visitante goste de adrenalina, uma descida de cascading pode ser agendada previamente no local. A queda d’agua de sua cachoeira forma uma piscina natural em meios às pedras, com fundo de areia, permitindo o banho. Uma pequena taxa de manutenção (cerca de R$ 2,00) é cobrado na entrada do empreendimento, para a manutenção do local – sempre em boas condições.

O recinto da Cachoeira do Lageado é o local ideal para quem procura se harmonizar com a natureza. A queda d’água maior forma uma piscina natural de areia em meio às pedras, ideal para o banho.

Cachoeira Rancho Feliz

Seguindo pela SP-46, entrando na SP-50 no sentido de São Bento do Sapucaí, após 2 km do lado esquerdo no Bairro de Rio Preto encontra-se a entrada para a cachoeira que fica escondida numa clareira no meio da mata, conservada como foi feita pela natureza. Podendo ser desfrutada para passeios e banhos.


Estação Eugênio Lefévre

Inaugurada em 1919, a Estação Eugênio Lefévre é uma verdadeira relíquia da História ferroviária do país. Conhecida também como "Estação do Bondinho", localiza-se no trevo de acesso à cidade, às margens da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Atualmente pode-se realizar um pitoresco passeio de 19 km entre as Estâncias de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, cercado de muitas belezas e paisagens que ficam guardadas para sempre na memória dos viajantes. Durante o percurso o trem faz paradas em diversos pontos turísticos, como o ponto férreo mais alto do país no Alto do Lageado, além de outras escalas mais rápidas para fotos e filmagens.

A Estação Eugênio Lefévre funciona desde 1919 acolhendo os visitantes da Serra da Mantiqueira
Em meio a um clima agradável e uma paisagem maravilhosa, a Estação é um dos cartões do município.

Fonte Santo Antônio

Localizada em frente a Praça Benedito Marcondes Raposo (também conhecida como Praça do Artesão), a água da Fonte Santo Antônio é fracamente radioativa, muito pura e de agradável paladar. Segundo alguns relatos de antigos moradores, as águas dessa fonte eram tidas como terapêuticas e muito procuradas antigamente por peregrinos e moradores locais para curar enfermidades. A água radioativa emite radiações devido ao seu contato com elementos radioativos, podendo ser considerada água mineral, pois dentro de certos limites, a radiação nessa forma mostra-se benéfica à saúde – daí a famosa inscrição de especificação e composição nas garrafas industrializadas: "radioativa na fonte".

A Fonte Santo Antônio, com suas águas radioativas, é considerada por muitos como uma fonte medicinal.

Nos finais de semana, artesãs locais expõem seus belos trabalhos nas barraquinhas na praça da fonte.

Fonte Santo Estevão

Encravada no meio da cidade, cercada de muito verde, ar puro e a tranqüilidade característica do município, na charmosa Praça Santo Estevão, a Fonte Santo Estevão possui águas classificadas como ferruginosas, muito puras e com um sabor agradável e inconfundível. A água dessa fonte é muito rica em Ferro e minerais, e, antigamente, era muito receitada para os moradores locais e visitantes para amenizar problemas como anorexia, astenia e anemia – devido à presença de ferro em sua composição.

Fonte São Geraldo

Tida como uma das fontes de água mais pura na região, a Fonte São Geraldo está localizada na entrada da cidade, para quem chega do Vale do Paraíba sentido sul de minas. Sua água, de sabor muito agradável, inconfundível e extremamente pura, é classificada como magnesiana, sendo largamente utilizada por antigos moradores e visitantes para amenizar problemas na vesícula, disfunções intestinais e problemas estomacais. A água magnesiana é uma água bastante leve, de agradável paladar, onde predominam os sais de magnésio em sua composição – auxiliando no trato da flora intestinal naturalmente.


Igreja Matriz

Tida como uma das mais belas construções arquitetônicas da região, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, começou a ser construída em 1811, quando Santo Antônio do Pinhal ainda era apenas um pequeno vilarejo na rota dos tropeiros que cruzavam o Estado de São Paulo em direção a Minas Gerais. No entanto, mesmo com mais de cem anos se passando, a cidade conservou a pureza das tradições religiosas e populares do Brasil, celebrando todos os anos festas religiosas que animam a região, resgatando as raízes da cultura religiosa em nossa cidade. Entre elas, destacam-se as festas dedicadas ao padroeiro da cidade, em junho, e as festas de São Benedito, em abril, e “Corpus Christi”, em maio.

A Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, uma das construções mais belas e antigas da região. > A Igreja começou a ser construída em 1811, e já passou por inúmeras reformas e restaurações.

Igreja São Benedito

Construída no final do século XIX, a imponente construção no centro de Santo Antônio do Pinhal ostenta uma das mais belas vistas da cidade, por estar localizada num local privilegiado com direito a um mirante em suas dependências. A Igreja, construída no início do século passado, é tida como uma das mais belas obras arquitetônicas da cidade, com traços da arquitetura barroca em sua estrutura e em seu interior.

A Igreja também é palco de uma das mais tradicionais festas religiosas da cidade, a Festa de São Benedito, que acontece anualmente nos meses de Abril. Durante os dias de realização da festa, além das tradicionais festividades religiosas e populares como as procissões, as congadas de São Benedito e as apresentações culturais regionais, os visitantes também podem saborear o famoso Doce de São Benedito, que é distribuído no dia da Festa para todos os presentes.

A Igreja de São Benedito, construída no início do século XX, é o palco da Festa de São Benedito Situada num dos pontos mais privilegiados no centro da cidade, a Igreja é um atrativo da cidade

Mirante do Cruzeiro

Praça de onde você avistará toda cidade. Local onde os moradores da cidade realizam a procissão da Via Sacra, na época da Semana Santa. No alto do morro há uma grande cruz e pode-se ter uma visão panorâmica da cidade. Lá se inicia a trilha ecológica das cruzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário